top of page

O que é Psicoterapia

psicoterapia-3.jpg

"A imagem ilustra bem a psicoterapia, em que a pessoa, através da troca com o(a) psicólogo(a), escuta-se, reflete e aprende novas habilidades para construir uma vida mais leve, colorida e plena."

   A Psicoterapia, ou terapia psicológica, é um convite ao autoconhecimento e, principalmente, um incentivo a outros atos de coragem. É um processo em que psicólogo(a) e cliente constroem uma relação terapêutica permeada pelo acolhimento responsável, pela escuta qualificada e por reflexões conscientes. Ou seja, é um espaço seguro onde você pode explorar seus pensamentos e sentimentos sem medo de ser julgado. Embora olhar para si mesmo possa ser desafiador e, às vezes, assustador, na terapia esse processo é conduzido de forma acolhedora, empática e responsável, livre de julgamentos morais e preconceituosos. A psicoterapia é um local onde há orientações, reflexões, aprendizagens de novas habilidades, maior conhecimento sobre si mesmo e suas relações, maior controle sobre as próprias decisões, entre outros benefícios. Em suma, na terapia, cada descoberta é uma oportunidade para crescer e se compreender melhor, sempre com o apoio de um profissional que está ao seu lado nessa jornada de transformação pessoal!

   De forma mais aprofundada, a psicoterapia tem como base a Psicologia, que é uma ciência e, como tal, possui bases teóricas e filosóficas já bastante conceituadas, bem como inúmeras técnicas comprovadas através de inúmeros estudos e pesquisas em diversas áreas do conhecimento (obs.: importante lembrar sobre o maravilhoso fato de que é uma ciência que está em constante evolução, ou seja, com novas descobertas a cada dia!). E aliado aos estudos científicos, a psicoterapia também é um lugar de humanização, portanto, além de ser geradora de reflexões críticas, é repleta de acolhimento, validação responsável e empatia.

  Aprofundando ainda mais, a Psicoterapia é, também, social e cultural. Skinner, (expoente da Análise do Comportamento) em uma de suas principais colocações, afirma: "os Homens agem sobre o mundo modificam-no e são modificados pelas consequências de suas ações". Em outras palavras, o que fazemos e a forma como demonstramos nossos sentimentos e pensamentos têm determinados efeitos no ambiente onde estamos inseridos; em contrapartida, o que acontece nesse ambiente social e cultural à qual pertencemos também nos afeta e altera a maneira como lidamos com essas situações. Dessa maneira, aprender novas habilidades de autoconhecimento, reflexão, senso crítico, regulação emocional, capacidade de realizar escolhas responsável e conscientemente, entre outras aptidões para lidar com os problemas da vida, também diz respeito a construir, em conjunto, uma sociedade mais empática, respeitosa e pacífica para cada um de nós. Assim, considerando também que a maioria dos nossos comportamentos são aprendidos e tudo o que foi aprendido pode ser mudado em algum nível, aprender a lidar com os eventos de forma diferente das nossas maneiras usuais pode contribuir na construção de novas possibilidades de resolução dos problemas, o que pode resultar em alívio, tranquilidade, redução do sofrimento, melhorias nas relações e aumento do bem-estar, proporcionando uma vida mais leve e com mais qualidade.

   É relevante destacar aqui que a psicoterapia envolve uma relação terapêutica, portanto, é uma via de mão dupla. A minha prática enquanto profissional é tão importante quanto à adesão do(a) cliente, que também é fundamental para o sucesso da psicoterapia. Uma pessoa engajada em seu próprio processo psicoterápico terá mais condições e uma probabilidade muito maior de construir mudanças concretas, mais conscientes e significativas para a sua vida. E nem sempre é um processo fácil e/ou rápido, portanto, buscar terapia é um ato bastante corajoso. Afinal, transformações não costumam vir fácil, principalmente as positivas. Por outro lado, você não passará por esse processo sozinho(a). Você estará acompanhado(a) de uma profissional capacitada, com experiência na área e, o principal: desejando o seu bem-estar em uma vida leve e plena. Dessa forma, a imagem acima ilustra bem a psicoterapia, em que a pessoa (cliente), através da troca com o(a) psicólogo(a), escuta-se, reflete e aprende novas habilidades para construir uma vida mais leve, colorida, saudável e plena.

   Há diversos outros pontos a serem explorados sobre o que é uma psicoterapia e do que ela é capaz de proporcionar, mas que não cabem nesse texto. Essa foi uma breve introdução e aproveito para convidar os interessados a buscarem cada vez mais informações reais sobre esse serviço tão magnífico da Psicologia.

   Por fim, respondo à pergunta mais comum: "para quem serve?". Como citado anteriormente, a terapia psicológica engloba aprendizagens em várias áreas da vida, desde autoconhecimento e lidar de forma mais eficiente em determinadas situações até habilidades essenciais para pessoas com sofrimento gravíssimo. Ou seja, toda e qualquer pessoa pode se beneficiar de um processo psicoterapêutico: "o segredo é se permitir florescer". ;)

   Ficou interessado(a)? Entre em contato para uma primeira sessão comigo! Será um prazer te conhecer!

Aqui você encontra algumas informações mais "burocráticas" sobre o funcionamento das consultas (observação: nas primeiras sessões, eu envio um documento que eu chamo de "contrato terapêutico", onde as regras da terapia são explicadas de forma bastante detalhada). Em caso de dúvidas, estou à disposição através da aba "Contatos", pelo WhatsApp ou clicando aqui (LinkTree).

Image by Goran Ivos

Formato das sessões

- Atualmente, atendo apenas no formato online, através de plataformas seguras que garantem o sigilo;

- As consultas têm duração média de 50 minutos e, no início do processo, a frequência geralmente é semanal (o que é avaliado em conjunto entre profissional e cliente).

Image by Suzanne D. Williams

Duração do processo

Por ser um serviço individualizado e personalizado, a duração total do processo psicoterapêutico dependerá de diversos fatores internos e externos, como demanda, frequência das sessões, disponibilidade de horários, assiduidade, engajamento, etc.

Image by micheile dot com

Atendimento particular

- Com a finalidade de garantir a qualidade dos atendimentos, faço apenas sessões particulares;

- Também para assegurar os direitos e transparência financeira, emito nota fiscal ou recibo; com isso, a pessoa pode fazer a solicitação de reembolso ao seu plano de saúde ou convênio.

Informações sobre as sessões

Serviços

Para informações mais detalhadas sobre cada um dos serviços e condições, entre em contato! Estou à disposição para quaisquer dúvidas sobre a terapia e a forma como eu trabalho.  

bottom of page