top of page

O que é Psicoterapia

psicoterapia-3.jpg

"A imagem ilustra bem a psicoterapia, em que a pessoa, através da troca com o(a) psicólogo(a), escuta-se, reflete e aprende novas habilidades para construir uma vida mais leve, colorida e plena."

   A Psicoterapia, ou terapia psicológica, é um processo em que psicólogo(a) e cliente/paciente constroem uma relação terapêutica onde ocorre acolhimento, escuta qualificada, orientações, reflexões, aprendizagem de novas habilidades, autoconhecimento, maior controle sobre as próprias decisões, entre outros benefícios. É, de forma bastaaaaante resumida, uma terapia baseada nos estudos da Psicologia, ou seja, utilização de um conjunto de técnicas fundamentadas cientificamente que visam melhorias na vida daquele(a) que procura por serviços psicológicos.

   A Psicologia é uma ciência e, como tal, possui bases teóricas e filosóficas conceituadas e técnicas comprovadas através de inúmeros estudos e pesquisas em diversas áreas do conhecimento. No entanto, ainda existem vários mitos e tabus sobre o processo psicoterapêutico, principalmente devido à falta de contato e ausência de informações reais sobre o assunto. Algumas pessoas acreditam que é para sujeitos "loucos" ou "com problemas mentais" e acabam fazendo afirmações como "eu não preciso disso". Outras acreditam que é "frescura" da pessoa que procura; há ainda quem utilize a frase "você precisa de psicoterapia" como algo ofensivo. Porém, ao pararmos para analisar alguns comportamentos, notamos que quando não entendemos ou não temos uma explicação fácil de se observar, tendemos a taxar uma situação - ou pior, alguém - como "é frescura" ou "é doido da cabeça". Por exemplo, ao nos deparar com alguém que está com medo de morrer, mas não está doente, e por não termos uma compreensão desse sentimento - e nem conhecimento quanto à situação real da pessoa -, temos a tendência de taxar a pessoa como "maluca" ou "frescurenta" ou "só quer chamar atenção"; afinal, "ela nem está doente, pra quê ter medo!". Contudo, isso invalida não "só" toda a situação em que ela está, como invalida o sofrimento que não é aparente a olhos nus por terceiros, mas que é devastador para quem sente.

   Assim, a psicoterapia também é um lugar de acolhimento, de validação e empatia, além de geradora de reflexões críticas; é um espaço livre de julgamentos morais e/ou preconceitos.

   A Psicoterapia é, também, social e cultural. Skinner, expoente da Análise do Comportamento, em uma de suas principais colocações, afirma: "os Homens agem sobre o mundo modificam-no e são modificados pelas consequências de suas ações". Em outras palavras, o que fazemos e a forma como demonstramos nossos sentimentos e pensamentos têm determinados efeitos no ambiente onde estamos inseridos. Em contrapartida, o que acontece nesse ambiente social e cultural à qual pertencemos também nos afeta e altera a maneira como lidamos com essas situações. Assim, aprender novas habilidades de autoconhecimento, reflexão, senso crítico, regulação emocional, capacidade de realizar escolhas conscientemente, entre outras capacidades para lidar com os problemas, também diz respeito a construir, em conjunto, uma sociedade mais empática, respeitosa e pacífica para cada um de nós. 

   Desse modo, considerando que a maioria dos nossos comportamentos são aprendidos e tudo o que foi aprendido pode ser mudado em algum nível, aprender a lidar com os eventos de outras formas pode contribuir na construção de novas possibilidades de resolução dos problemas, gerando alívio, tranquilidade, redução do sofrimento e aumento do bem estar, proporcionando uma vida mais leve e com mais qualidade.

   É relevante destacar aqui que a psicoterapia envolve uma relação terapêutica, portanto, é uma via de mão dupla. A prática do(a) profissional é tão importante quanto à adesão do(a) cliente, que também é fundamental para o sucesso da psicoterapia. Uma pessoa engajada em seu próprio processo tem mais condições e uma probabilidade muito maior de construir mudanças concretas, mais conscientes e significativas para a sua vida. E nem sempre é um processo fácil e/ou rápido, portanto, buscar terapia é um ato bastante corajoso. Afinal, transformações não costumam vir fácil, principalmente as positivas. Por outro lado, o(a) cliente não passará por esse processo sozinho(a). Ele(a) estará acompanhado de um(a) profissional capacitado(a), com experiência na área e, o mais importante, desejando o bem-estar da pessoa que o(a) procurou. Dessa forma, a imagem acima ilustra bem a psicoterapia, em que a pessoa, através da troca com o(a) psicólogo(a), escuta-se, reflete e aprende novas habilidades para construir uma vida mais leve, colorida e plena.

   Há diversos outros pontos a serem explorados sobre o que é uma psicoterapia e do que ela é capaz de proporcionar, mas que não cabem nesse texto. Essa foi uma breve introdução e aproveito para convidar os interessados a buscarem cada vez mais informações reais sobre esse serviço tão magnífico da Psicologia.

   Por fim, respondo à pergunta mais comum: "para quem serve?". Como citado anteriormente, a terapia psicológica engloba aprendizagens em várias áreas da vida, desde autoconhecimento e lidar de forma mais eficiente em determinadas situações até habilidades essenciais para pessoas com sofrimento gravíssimo. Ou seja, qualquer pessoa pode se beneficiar de um processo psicoterapêutico; "o segredo é se permitir florescer". ;)

   Quer saber mais? Entre em contato! Será um prazer te conhecer!

 

Aqui você encontra algumas informações mais burocráticas sobre o funcionamento das consultas. Em caso de dúvidas, estou à disposição através da aba "Contatos" encontrada no menu, pelo chat ou clicando aqui.

Image by Goran Ivos

Formato das sessões

Atualmente, atendo apenas de maneira online, através de plataformas seguras que garantem o sigilo. As consultas têm duração média de 50 minutos

e, no início do processo, geralmente a frequência é semanal.

Image by Suzanne D. Williams

Duração total

Por ser um serviço individualizado e personalizado, a duração total do processo terapêutico dependerá de diversos fatores internos e externos, como demanda, frequência, disponibilidade, engajamento, etc.

Image by micheile dot com

Convênios

No momento, não estou trabalhando diretamente com convênios. Porém, emito nota fiscal para que a pessoa consiga solicitar reembolso. Dessa forma, fica facilitado o investimento em si mesmo e no autocuidado.

Informações sobre as sessões

"Sempre muito agradável. Me deixa sempre a vontade para falar sobre várias questões... Por mais profissionais assim! Consegue me fazer refletir de formas que eu ainda não havia pensado... É uma profissional muito competente e acolhedora!"

IR, 25 anos

ALGUNS DEPOIMENTOS

bottom of page